segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Existe moda em SP

A moda, Ah, a moda. Uma marca de identidade da pessoa tão importante quanto sua impressão digital, dizem uns. Uma forma de se comunicar com o mundo, garantem outros.

Os estilos vistos pelas ruas de São Paulo são vastos. Há os que se vestem de camisa polo com algum bichinho do lado esquerdo – antes era um cavalo, agora há um veadinho. Gostam de gastar bastante mas não perdem a promoção intitulada Terça de Chope em Dobro. Lotam os bares da Vila Olímpia quando rola essa mamata. As mulheres se vestem com calças justas com estampas de animais silvestres, tipo onça ou zebrinha. Todos se divertem demais ao lembrar o que aprontaram no tempo da facul. As moças também têm no armário uma mini-camisa do Brasil para o risco de haver um jogo da seleção.

Há os tipos batizados por este que escreve de Bem Brasil. São pessoas que gostam de maracatu, samba, coco, baião, xote, xaxado ou qualquer outro gênero musical brasileiro surgido num rincão bem distante de São Paulo. E dá-lhe camisas de algodão abertas, exibindo os pelos do peito, chapéus panamás e uma corrente com um crucifixo de madeira. A sandália, indubitavelmente, é de couro, mostrando um dedão feio.

As meninas deste grupo precisam usar uma saia que venha com a função “rodar enquanto dança”. Há no mínimo quatro cores nas saias, com temas abstratos mas que remetem à temática nordestina. E elas surpreendentemente criaram uma chapinha ao contrário. Em vez de alisar, encaracolam os cabelos. Fica lindo.

O pessoal do movimento que clama por amor em SP é parecido com o grupo anterior, mas um pouco mais sofisticado. Sobretudo, todas as meninas precisam ter na nécessaire um batom vermelho, bem vermelho, mais vermelho que a bandeira do Partido Comunista. São também antenadas com o que acontece em Londres, Barcelona e Nova Iorque. Usam vestidos plissados (é esse o nome?) um pouco acima do joelho decorado com algum bichinho fofo (em geral são pássaros), meia-calça escura e botinhas bonitas. A bota pode ser de couro ou de algum modelo retrô de uma marca esportiva consagrada, como Nike, Adidas ou Puma. São fãs sobretudo de Criolo. Os caras usam camisa rosa.

Ah, e há também o grupo dos que se vestem normal. A vantagem destes é que podem entrar e sair de todos os grupos anteriores sem ser percebidos. Recomendo.

Nenhum comentário: