sábado, 3 de janeiro de 2009

Um olhar de cólera

“Vocês são um bando de pseudointelectual. Quando eu tinha a idade de vocês pensava desse jeito, igualzinho”. O homem nem era tão velho. Tinha uns 48, nada que o credenciasse a ser o arauto do bom-senso e de conhecimento de mundo simplesmente pelos anos de estadia na Terra. Mas ali, na beira da praia, berrou contra os quatro rapazes, todos estudantes de filosofia. Quatro olhares de desprezo, um olhar de cólera. E, pouco depois, e olhares se inverteram. E ninguém sabe como começou a discussão.

6 comentários:

Unknown disse...

De quem é isso?

Bruno Hoffmann disse...

Hmmmm... meu.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
LiLi disse...

Vim ver teu blog. Aliás, vou contar a histórinha do "pseudo-intelectual". Houve uma época, no Brasil, em que existiam universitários. "Universitário" era um mundo assim, à parte, que tinha massa crítica e queria a revolução.
Mas isso acabou há algum tempo, com a política de massificação do ensino superior, com as Faculdades de fundo de quintal (outro termo antigo), e com o Programa Sílvio Santos e as placas.
No tempo em existia massa pensante, e ainda se pensava em mudar o mundo, e ainda existia "universitário" como categoria pensante, todo mundo que não conseguia pensar em nada achava melhor xingar todos de pseudo-intelectuais. Mas quem xinga disso, pelo menos pensa que ainda existem intelectuais. Ou tem algum respeito por alguma forma de pensar, já que considera uma atividade. Ninguém nem mais pensa que existe alguém que pensa. É isso.

Inês disse...

Nusga!!!

Anônimo disse...

Tentei seguir o raciocínio de LiLi, não consegui. Li duas vezes e meia. Será a minha idade? Será a idade dela?