segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um samba no Bixiga

Pedro só sabe falar sobre samba, amor e futebol. Os outros assuntos o sujeito precisa pensar antes de construir qualquer opinião. Num bar no Bixiga, destes com mesas na calçada e um velhinho ao violão, não soube o que fazer quando uma desconhecida interessante, que estava sentada numa mesa ao seu lado, virou-se para ele com olhos sorridentes e disse: "Desculpa, eu ouvi a conversa e acho que os marronzinhos estão exagerando mesmo!".

É preciso voltar alguns minutos no tempo para entender a intervenção da menina de cabelos encaracoladamente amarelos. Pedro estava com dois amigos, um casal, numa conversa não muito emocionante sobre um dia que seu amigo tomou uma multa de trânsito por passar no farol de amarelo para vermelho. Num certo momento, Pedro, só para mostrar interesse, soltou: "É, esses marronzinhos não têm limite!". Essa foi a senha para a intervenção da menina. Que, depois de falar a frase, ficou esperando atentamente que ele falasse algo, como é natural. Não para Pedro.

O sujeito ficou com olhar paralisado durante três segundos. Se já não é bom de conversa, se sai pior ainda com uma mulher que não tem nada de errado por qualquer ângulo que se olhar. Arriscou uma frase que julgou ser muito simpática: "É, é um problemão". Arrependeu-se de não mandar algo que daria a possibilidade de continuar sendo tratado como ser humano. Ela continuou sorrindo, enquanto Pedro buscava algo na mente. Foi para lá, para cá, levantou o tapete de um canto da mente e não achou nenhuma frase aceitável. Deu duas gaguejadas e um gole na cerveja. Ela, num timbre ardiloso, mandou: "Que bonitinho, é todo tímido".

O reconhecimento da timidez fez a timidez - na verdade, a falta de saber o que falar - ficar mais atenuada. Os dois começaram a conversar com toda a naturalidade do mundo em segundos. Era como se as outras pessoas em volta tivessem sumido, num daqueles momentos mais raros que a passagem do Halley. Mas, para seguir um caminho seguro, Pedro não teve dúvidas: começou perguntando se ela conhecia o samba que estava tocando (era Se Você Jurar), falou rapidamente de um amor da adolescência e perguntou para que time torcia. Era Corinthians. "Para que fugir dos assuntos que entendo?", pensou Pedro. Decidiu deixar temas que ele não domina prum próximo samba no Bixiga. Há horas que é preciso agradar, afinal.